Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AÇÕES ENCCLA 2017

Notícias

AÇÕES ENCCLA 2017

Aprovadas 11 ações para o combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro
por publicado: 09/12/2016 13h33 última modificação: 09/12/2016 15h43

Os dirigentes do COAF, Antonio Gustavo Rodrigues (Presidente), Antonio Carlos Ferreira de Sousa (Diretor de Análise Financeira), Ricardo Liáo (Secretário-Executivo) e Bernardo Antonio Machado Mota (Chefe de Gabinete), participaram da 14ª Reunião Plenária da ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), que aconteceu entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro, em Natal – RN.

Na noite da quinta-feira (1º/12), em Sessão Plenária de Encerramento, foram expostas as 11 ações aprovadas para o enfrentamento desses crimes em 2017. Entre essas ações, definidas pelos mais de 70 órgãos que atuam em parceria, estão a criação de instrumentos que façam avançar a cooperação jurídica internacional, permitindo a formação de equipes conjuntas de investigação transnacional nas áreas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; a elaboração de diagnóstico sobre a atual conjuntura da utilização de moedas virtuais e meios de pagamento eletrônico e a ampliação do  compartilhamento de dados para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Instituída em 2003, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Cidadania, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) é formada por mais de 60 órgãos, dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. A Estratégia intensifica a prevenção a esses crimes porque soma a expertise de diversos parceiros em prol do Estado brasileiro.

Anualmente, os órgãos participantes reúnem-se em plenária para, a partir de consenso, traçar as ações que serão executadas no ano seguinte. Os órgãos são divididos em grupos de trabalho que coordenam, ao longo do ano, a execução de cada uma das ações eleitas.

Veja aqui as ações e recomendação aprovadas para 2017.

Fontes: http://www.justica.gov.br/sua-protecao/lavagem-de-dinheiro/enccla