Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COAF colabora na prevenção e combate à corrupção no Brasil

Notícias

COAF colabora na prevenção e combate à corrupção no Brasil

Mais de 2 mil relatórios são enviados às autoridades em 2012
por publicado: 21/12/2012 00h00 última modificação: 30/07/2015 15h58
Mais de 2 mil relatórios são enviados às autoridades em 2012

Mais de 2 mil relatórios são enviados às autoridades em 2012

Publicação: 21/12/2012

 

No mês em que se comemora o Dia Internacional contra a Corrupção, 9 de dezembro, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) divulga números da atuação do Órgão no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. Somente neste ano, a Instituição produziu e encaminhou às autoridades competentes mais de 2 mil Relatórios de Inteligência Financeira (RIF’s). Um aumento de 37% se comparado ao ano passado. Dois trabalhos estratégicos se destacaram no combate a corrupção ao longo deste ano: movimentações financeiras realizadas pelos poderes públicos municipais e servidores públicos. Volume financeiro da ordem de R$3,5 bilhões foram englobados no processo.

O Presidente do COAF, Antonio Gustavo Rodrigues, diz que é preciso trabalhar coordenadamente para que os esforços sejam multiplicados. “Os relatórios foram elaborados através de parceria com o Ministério Público Federal cujo foco foi abordar movimentações relacionadas a prefeituras”. De acordo com ele, os desdobramentos vão acontecendo conforme o MPF vai avançando nas investigações.“Vários inquéritos foram abertos”, afirma. Sobre os números de comunicações realizadas, Antonio Gustavo lembra que não tem como garantir quantos estão efetivamente ligados à corrupção. No entanto, é enfático em dizer que o crime movimenta recursos assim como o tráfico de drogas. “É um dos que mais aparece nos casos investigados”, conta.

Dia Internacional contra a Corrupção – No último dia 7 de dezembro, o Presidente do COAF participou da solenidade de celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento contou com discurso de abertura do Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e demais autoridades presentes. Especial destaque foi dado a implementação da Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527, de 2011.

Na oportunidade, o Ministro Jorge Hage elogiou a atuação dos órgãos brasileiros de controle, dentre os quais mencionou o COAF. "Os órgãos estão mostrando que são capazes de operar a abertura e a transparência de forma eficaz, superando as expectativas mais otimistas", afirmou durante discurso. Para Gustavo Rodrigues, o COAF, por ser uma instituição nova, vem crescendo com uma mentalidade aberta e cooperativa dentro dos limites da lei. “Buscamos as alternativas que permitam atingir o objetivo primordial do Órgão que no fundo existe para alertar os outros”, sustenta.

Em 9 de dezembro de 2003, firmou-se a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México, com a ideia central de fortalecer a cooperação internacional para a prevenção e o combate à corrupção no mundo. Em referência àquela data, o "nove de dezembro" foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira.