Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COAF participa em evento da Aberj sobre prevenção a crimes econômicos

Notícias

COAF participa em evento da Aberj sobre prevenção a crimes econômicos

VIII Fórum da Aberj promove debate sobre prevenção à lavagem de dinheiro no Sistema Financeiro.
por publicado: 04/12/2012 00h00 última modificação: 30/07/2015 15h58
VIII Fórum da Aberj promove debate sobre prevenção à lavagem de dinheiro no Sistema Financeiro.

VIII Fórum da Aberj promove debate sobre prevenção à lavagem de dinheiro no Sistema Financeiro.

Publicação: 10/12/2012

theophilo.jpegPresidente do COAF discursa durante FórumDebater sobre a prevenção a crimes econômicos e as recentes mudanças na legislação brasileira antilavagem de dinheiro: este foi o objetivo do VIII Fórum promovido pela Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro (Aberj). Cerca de 120 pessoas, entre executivos de instituições financeiras, policiais federais, procuradores e outras autoridades, participaram do evento, realizado em 22 de novembro na cidade do Rio de Janeiro organizado em comemoração aos 90 anos da Associação.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Antonio Gustavo Rodrigues, proferiu palestra intitulada "Novas Legislações Brasileiras de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro". Outros temas como "O Banco Central na Prevenção à Lavagem de Dinheiro" e "As implicações legais da legislação de conformidade fiscal norte-americana (Foreign Account Tax Compliance Act - FATCA) para o Sistema Financeiro Brasileiro" também foram tratados durante o encontro.

Para o Diretor da Aberj, Theophilo de Azeredo Santos, a lei nº 12.683, por ser nova, torna ainda mais relevante a disseminação das mudanças por ela introduzidas com objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade a respeito da legislação atual. "A tendência no Brasil é acentuar essas medidas de combate ao crime de lavagem de dinheiro que assola o mundo”, afirma. Segundo ele, temas de grande relevância para o Sistema Financeiro foram discutidos durante o fórum.