Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado do GAFI sobre o Irã

Notícias

Comunicado do GAFI sobre o Irã

Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo recomenda ao Irã fortalecer urgentemente seus controles contra aquelas modalidades criminosas
por publicado: 15/10/2007 00h00 última modificação: 30/07/2015 15h58

Versão em português do Comunicado do GAFI:

O Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF) manifestou, após sua última Reunião Plenária, ocorrida em Paris, de 10 a 12 de outubro de 2007, preocupação com a ausência de um regime abrangente de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo na República Islâmica do Irã. Essa deficiência pode representar significativa vulnerabilidade dentro do sistema financeiro internacional. Nesse sentido, o GAFI recomendou ao Irã sanar de forma urgente essas deficiências, incluindo aquelas identificadas no Art. IV do Relatório de Consulta elaborado em 2006 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre aquele país.

Os membros do GAFI alertam suas respectivas instituições financeiras a considerar o risco resultante das deficiências do regime iraniano de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo em seus procedimentos de monitoramento reforçado.

O GAFI/FATF espera o comprometimento do Irã com o objetivo de sanar tais deficiências.