Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GAFISUD - Brasil participa de avaliação do Equador

Notícias

GAFISUD - Brasil participa de avaliação do Equador

Perito do COAF integra equipe responsável pela avaliação do país sulamericano no âmbito do GAFISUD
por publicado: 26/09/2007 00h00 última modificação: 30/07/2015 15h58

Entre os dias 9 e 15 de setembro de 2007, equipe de avaliadores coordenados pelo Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFISUD) esteve em Quito com o objetivo de conhecer o sistema equatoriano de prevenção e combate àquelas modalidades criminosas, no marco do exercício de avaliação mútua do Equador. Na ocasião, realizaram-se entrevistas com representantes de diversas instituições públicas e privadas envolvidas nesse processo.

O Brasil, a convite do GAFISUD, designou servidor do COAF para atuar como perito operacional na avaliação daquele país. A equipe de avaliadores incluiu outros três peritos oriundos da Argentina, Chile e Uruguai, responsáveis por temas financeiros e legais, ademais de ter contado com a participação de observadores da Espanha e da Alemanha.

Como produto final desse exercício, os avaliadores deverão submeter à próxima reunião plenária do GAFISUD, prevista para ocorrer em dezembro de 2007, em Buenos Aires, relatório contendo avaliação técnica do grau de efetividade do atual sistema antilavagem do Equador, em conformidade com as 40 Recomendações do Grupo de Ação Financeira sobre Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (GAFI). O relatório conterá, também, a avaliação dos peritos sobre o grau de cumprimento das 9 Recomendações Especiais do GAFI sobre financiamento do terrorismo.

Uma vez aprovado pelo Plenário do GAFISUD, o relatório final de avaliação do Equador estará disponível para consulta no sítio www.gafisud.info.