Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidente do COAF fala sobre alterações na lei de lavagem de dinheiro

Notícias

Presidente do COAF fala sobre alterações na lei de lavagem de dinheiro

A nova medida é um avanço se comparada com a anterior, avalia
por publicado: 08/11/2012 00h00 última modificação: 30/07/2015 15h58
A nova medida é um avanço se comparada com a anterior, avalia

A nova medida é um avanço se comparada com a anterior, avalia

O Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Antonio Gustavo Rodrigues, falou em entrevista à revista do SESCON-SP sobre as alterações na Lei nº 9.613/98 de prevenção e combate à lavagem de dinheiro. A Lei nº 12.683/12, publicada no Diário Oficial da União no último dia 10 de julho, extingue o rol de crimes antecedentes, aumenta a lista de pessoas obrigadas a reportar transações suspeitas e fixa maiores sanções administrativas.


O Presidente do COAF ressaltou que as alterações representam considerável avanço e esclareceu que as inovações não representam obstáculo à normal realização de transações pelos setores obrigados. Segundo ele, a norma objetiva que os segmentos econômicos fiquem atentos às normas de prevenção da lavagem de dinheiro e que somente realizem comunicação ao COAF quando identificarem situações suspeitas.


O superintendente da Receita Federal em São Paulo, José Guilherme Antunes Vasconcelos, e o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo-AASP, Arystóbulo de Oliveira Freitas, também foram ouvidos e, da mesma forma, manifestaram-se positivamente sobre as alterações na Lei Anti-lavagem.

Íntegra da matéria